quarta-feira, 19 de outubro de 2011

35ª Romaria da Terra: Prefeito escreve sobre Santo Cristo

A 35ª Romaria da Terra será realizada no dia 21 de fevereiro de 2012, no distrito de Vila Bom Princípio Baixo, município de Santo Cristo. A Romaria será realizada nete município por diversos motivos, dentre os quais destacamos as especificidades da agricultura familiar, a existência de cooperativismo de produção e de crédito, a atuação exemplar do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a existência de Casa Familiar Rural e o grandioso número de projetos contemplados com o crédito fundiário, além, é claro, da influência secular da própria Igreja na cultura de sua população.
Santo Cristo, conhecido como “Terra do Homem da Terra”, localiza-se no Noroeste do Rio Grande do Sul, na região do Grande Santa Rosa, próximo à região missioneira. O Município foi colonizado em 1910 e emancipado em 1955. Seus primeiros habitantes foram imigrantes alemães, praticantes da religião católica. Todos eles traziam na sua cultura os valores da religiosidade, da educação, da vivência em comunidade e da valorização do trabalho.
Nos dias atuais, sua população é bastante miscigenada, há prática de diversos credos religiosos e possui muita organização em suas entidades e movimentos sociais. Muitas lideranças intelectuais, religiosas e políticas, aqui surgidas, se fazem presentes nos mais diversos estados do Brasil e no exterior. A educação de sua gente, desde os primórdios, teve importância fundamental.
O Município é um dos poucos que possui creche em comunidade rural. Com uma população de 14.378 habitantes e 368 km2, esta pequena, porém, acolhedora cidade revela uma economia dinâmica, muito diversificada. Na agricultura familiar destaca-se na produção de leite onde são produzidos aproximadamente 250 mil litros/dia, dando ao município, nos últimos anos, um dos primeiros lugares da produção no Estado. Na suinocultura, igualmente, há muitos anos, destaca-se como um dos maiores produtores com a produção mensal próxima a 100 mil animais. Planta-se muito milho, sobretudo para transformação, trigo, mandioca, hortigranjeiros, e diversos outros produtos em menor escala. Diversas agroindústrias encontram-se instaladas em comunidades rurais diferentes. É permanente o apoio da Prefeitura Municipal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de cooperativas de crédito e de produção, do seminário e da paróquia locais e da Ascar/Emater. Indústria e comércio de médio e pequeno porte, além de empresas prestadoras de serviços, contribuem decisivamente para o desenvolvimento equilibrado e sustentável do Município. Inúmeras empresas em conjunto com a agricultura familiar e com o apoio do poder público promovem o progresso, gerando empregos e renda.
O Município realiza, em anos alternados, duas feiras importantes: Expoagro e Feira da Agricultura Familiar. Nos eventos é apresentada toda riqueza produzida no Município e é oportunizada a participação regional. Aliado a tudo isso, a beleza de riquezas naturais faz de Santo Cristo um pólo turístico regional e estadual, possibilitando o surgimento de vários empreendimentos na área de lazer. Destacam-se o Hotel Fazenda Três Cascatas, o Parque Aquático Lago Azul, vários pesque-pague e pequenos empreendimentos familiares para os famosos piqueniques. Existe inda a imponente Igreja Matriz que não pode deixar de ser visitada.
Programas sociais são oferecidos continuamente à população. Pastorais diversas, entidades e igrejas, famílias e cidadãos voluntários se engajam em parcerias com o poder público.
Tudo isso proporciona uma qualidade de vida extraordinária ao povo que vive em Santo Cristo e torna Santo Cristo atraente aos visitantes de estados brasileiros e de países vizinhos, aos quais, com grandiosa hospitalidade, oferece uma cultura e culinária autênticas. Município belo e atraente, Santo Cristo é um local muito bom para viver e se visitar.
Convidamos os gaúchos e gaúchas para participar da 35ª Romaria da Terra e aproveitar o momento para conhecer Santo Cristo. Aguardamos a todos de braços abertos.
A Romaria da Terra é um momento único de refletirmos coletivamente sobre a agricultura familiar. Alegramo-nos imensamente em sediar esse grande evento da comunidade gaúcha.
JOSÉ LUIS SEGER - Prefeito Municipal de Santo Cristo / RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário