quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Vem aí o 10º Acampamento da Juventude na 38ª Romaria da Terra!

por Equipe de Formação do 10º Acampamento

“Jovem alegre-se na sua juventude e seja feliz nos dias da mocidade. Siga os impulsos do seu coração e os desejos dos seus olhos” (Ecl 11,9).

David Canabarro, acolhendo a 38ª Romaria da Terra, também espera receber toda a juventude animada no Cristo Ressuscitado, caminhando em busca de Sustentabilidade Social, Políticas Públicas e Sucessão Rural Familiar.
O 10º Acampamento da Juventude acontecerá nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2015. Já tradicional nas Romarias da Terra, o acampamento está ganhando novo vigor, nova dinâmica e novo jeito de fazer acontecer a participação e a organização da juventude. Trata-se da realização de momentos de estudo, celebração e partilha que precedem o dia do acampamento, realizados em três etapas, que servem como processo de preparação das lideranças para o acampamento.  Nessas etapas são discutidas várias temáticas interligadas aos temas da juventude. Esse processo tem por objetivo: 
  • Realizar um processo de animação e interação sobre a história das Romarias da Terra e dos Acampamentos da Juventude, apropriando-se do tema e da conjuntura desta 38ª Romaria.
  • Promover o conhecimento das ações realizadas pelas organizações ligadas à Romaria da Terra, possibilitando um maior debate acerca do Tema da 38ª Romaria e desafiando a juventude ao engajamento nas lutas e ações voltadas a esse fim.
  • Possibilitar a troca de saberes, reconhecendo a conjuntura atual que compõe a realidade do jovem rural no Rio Grande do Sul, através da realização de intercâmbio entre os participantes e as famílias do município de David Canabarro.

A cada etapa, mais e mais jovens vão se somando ao grupo! Todos são convidados a se inserir nos espaços que o Acampamento e a Romaria da Terra oportunizam, possibilitando o protagonismo da juventude e a efetiva vivência da partilha e da comunhão. As etapas citadas, que compõe o “Processo de Formação de Lideranças”, são de formação e mobilização, mas especialmente de vivência da mística de comprometimento e militância que decorre da fé cristã que impulsiona romeiras e romeiros da terra!

O Acampamento da Juventude
Nós, jovens, lideranças católicas, sociais, comunitárias e populares, estamos nos organizando para viver um grande Acampamento da Juventude, que trabalhará o tema Sucessão Rural Familiar, Políticas Públicas e Sustentabilidade Social, inspirados na leitura bíblica de Gênesis: "Eu darei esta terra à sua descendência" (12,7).
Nosso acampamento terá espaço para discutir e refletir o tema da Romaria da Terra, com oficinas práticas de diversas áreas, para ser um momento de fé, celebração e mística, de fortalecimento das manifestações e dos espaços culturais e também de muita troca de conhecimento e energia positiva, para levar adiante a boa notícia anunciada por Jesus Cristo.
Estão participando da organização do acampamento e do curso de preparação as seguintes organizações e entidades: Cooperativa de Crédito Horizontes Novos/Região Nordeste (CREHNOR), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Pastoral da Juventude (PJ), Levante Popular da Juventude, Via Campesina, Paróquia Sagrada Família de David Canabarro e Muliterno, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de David Canabarro e da região, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, organizações de jovens de paróquias vizinhas, Centro de Tecnologias Alternativas e Populares (CETAP), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), Setor Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo e outros movimentos de jovens afins.
Venha você também fazer parte deste 10º Acampamento da juventude e deixar a sua contribuição. Estamos te aguardando de braços abertos!

10º Acampamento da Juventude e Processo de formação de Lideranças

O que e quando?
* Acampamento: de 15 a 17/02/2015
* Curso de preparação:
I Etapa: 23/08/2014
II Etapa: 29 de novembro de 2014
III Etapa: 10 e 11 de janeiro de 2015

Onde?
O Acampamento e todas as etapas do Curso de Preparação acontecerão em David Canabarro – RS.

Quem pode participar?
Todas as mulheres e homens, de qualquer idade, que carregam a fé, a força e o amor que move a juventude!

Como participar?
* Basta desejar, pôr-se a caminho e somar-se a outras pessoas de sua comunidade, bairro, paróquia ou organização que também desejam participar.
* É importante, antes da data, realizar contato com a coordenação do acampamento para informar a participação e receber orientações de como chegar ao local.
* O deslocamento até o local das atividades deve ser providenciado pelos participantes. No local não haverá despesas com estadia e alimentação.
* A pessoa ou grupo pode participar de todas as etapas do curso e do acampamento, ou optar por qual/quais deseja participar. A participação é livre!

O que levar?
* Nas etapas do curso: Objetos de uso e higiene pessoal e material de anotação.
* No acampamento: Barraca, colchonete, lençóis, cobertas e toalha, materiais de higiene, copo, prato e talheres - é importante que não façamos uso de materiais descartáveis e que cada um se responsabilize pelo cuidado e higiene de seus pertences, acessórios para proteger-se de sol ou de chuva.

Lembre-se:
A construção do acampamento e do curso é coletiva!
Esse é um espaço de partilha, crescimento, aprendizado, celebração, fortalecimento na fé e na militância. Traga objetos, elementos, símbolos, instrumentos, lembranças, fotografias, músicas que contribuam para fazer essa atividade ainda mais única e especial!

Questões para debate:
1) Como deve ser um acampamento de jovens cristãos comprometidos com a vida e a construção de uma sociedade justa e fraterna?
2) Sendo o jovem a realidade presente e não apenas futura, quais devem ser suas principais bandeiras de luta?

Clique AQUI para ler a Oração da 38ª Romaria da Terra
Clique AQUI para ver a localização 10º Acampamento da Juventude na 38ª Romaria da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário