quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Celebração dos 259 anos da morte de Sepé Tiaraju

SEMANA DA CELEBRAÇÃO DOS 259 ANOS DA MORTE DE SEPÉ TIARAJU
02/02 a 07/02 – São Gabriel/RS

HISTÓRICO
Em 07 de fevereiro de 1756 os exércitos espanhóis e portugueses se uniram para massacrar os povos indígenas que lutavam na defesa de seus territórios. Numa dessas batalhas, foram mortos mais de 1500 guerreiros guaranis e Sepé Tiaraju foi assassinado. 
No entanto, a luta de Sepé Tiaraju e de seus companheiros, que aconteceu em nossa região há 259 anos, continua até hoje. Os povos indígenas e quilombolas, como naquele período, lutam contra as injustiças, a discriminação e pelo direito de viverem em seus territórios.
No ano de 2006, entre os dias 04 e 07 de fevereiro, foi realizado um grande evento para homenagear e celebrar os 250 anos de morte de Sepé Tiaraju. Desde então, o Povo Guarani organiza em nossa cidade, anualmente, um encontro de representantes de comunidades indígenas para rememorar a história de luta dos povos indígenas, bem como para marcar a data de 07 de fevereiro como dia de celebração, articulação e mobilização da etnia em defesa da vida. 
Neste ano de 2015, a Prefeitura Municipal de São Gabriel, juntamente com lideranças guaranis e entidades ligadas à defesa dos direitos indígenas, está organizando uma série de atividades para resgatar as lutas indígenas e mobilizar a nossa comunidade em favor disso!

PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA - 02/02 
20h – Abertura da exposição sobre Sepé Tiaraju no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim. QUINTA-FEIRA - 05/02 
8h - 12h – Recepção aos índios e à equipe da Bicicletada no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas.
12h - Almoço de confraternização organizado pelos indígenas com a participação de autoridades (Local: Parque Tradicionalista Rincão das Carretas).
15h – I Reunião interna dos índios (Local: Parque Tradicionalista Rincão das Carretas).
19h30 - Apresentação teatral da equipe da Bicicletada em frente ao Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim.
SEXTA-FEIRA - 06/02 
9h – II Reunião interna dos índios (Local: Parque Tradicionalista Rincão das Carretas).
16h - Bicicletada nas principais ruas da cidade, com paradas na Praça Dr. Fernando Abbott, Praça Camilo Mércio e Praça Tunuca Silveira.
18h30 – Jogo de futebol no Estádio Municipal (atividade que agregará governo, CIMI e equipe da Bicicletada). 21h - Palestra no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas com José Roberto Oliveira e com lideranças guaranis.
SÁBADO - 07/02 
6h - Deslocamento dos índios até a Coxilha (celebração de ritual indígena) 9h30 - Missa da Terra Sem Males, na Chácara Juca Tigre.
11h30 (ou assim que terminar a Missa) - Inauguração da Trilha Ecológica "Pelos Caminhos de Sepé", na Chácara Juca Tigre.
12h30 - Almoço de confraternização organizado pelos indígenas com a participação de autoridades (Local: Parque Tradicionalista Rincão das Carretas).
16h - Retorno à Chácara Juca Tigre, para apresentações de corais indígenas e outras atrações culturais.
19h - Inauguração da Estátua em concreto aramado de Sepé Tiaraju e encerramento das atividades em sua homenagem na Chácara Juca Tigre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário