segunda-feira, 18 de maio de 2015

Encontro de Sementes Crioulas de Arroio do Meio alcança sua 8ª edição

Desde 2008, Arroio do Meio realiza encontros anuais das sementes crioulas. São convidados a participar todos aqueles que buscam resgatar sementes, ajudando na preservação e tirando proveito da superioridade alimentar e da rusticidade delas.

Estamos te convidando para o 8º Encontro de Sementes Crioulas de Arroio do Meio que irá ocorrer no próximo dia 28 de maio de 2015, quinta-feira no Salão Paroquial da Comunidade Católica de Arroio do Meio. O horário é das 13:30 às 16 h, com recepção a partir das 13h e o tema será “a importância dos insetos polinizadores”.

Para termos sementes, é necessário que haja polinização das flores e, para a maioria das espécies, isso só acontece com a ajuda dos insetos. Dentre os agentes polinizadores, as abelhas nativas têm um papel destacado e sobre este assunto a Engª Agrônoma Andréia Binz, da Emater de Lajeado e da Associação dos Meliponicultores fará uma abordagem. Ao final, haverá degustação de mel para os interessados.

O encontro é um importante momento de trocas e, portanto, os participantes são convidados a trazer sementes e mudas crioulas para trocar. Também é um momento de confraternização e partilha e, assim, pedimos que se traga de casa alimentos saudáveis, receitas e experiências para repartir.

A promoção é do Grupo dos Agricultores Ecologistas de Forqueta, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Comissão Pastoral da Terra, Comunidades Católica e Evangélica de Confissão Luterana, Secretaria Municipal da Agricultura e Emater. O evento conta com o apoio da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari e faz parte das comemorações da Semana Brasileira do Alimento Orgânico.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Comissão Pastoral da Terra - RS e CIMI-Sul discutem a Reforma Agraria como fator para superação das desigualdades sociais

A Comissão Pastoral da Terra – CPT/ RS juntamente com o Conselho Indigenista Missionário - Regional Sul, promove no dia 08 de junho de 2015 Seminário Estadual Igreja e Reforma Agraria com objetivo de discutir a importância da questão agrária “como fator para superação das desigualdades sociais”. 
Lembrando papa Francisco aos movimentos populares, em outubro/2014, quando o pontífice recorreu à Doutrina Social da Igreja e afirmou que “a reforma agrária torna-se por conseguinte, além de uma necessidade política, uma obrigação moral”; o Seminário torna- se ocasião de representantes de movimentos sociais e entidades que atuam na mobilização pela reforma agrária aprofundarem interpretações, debaterem propostas para enfrentar os desafios econômicos e sociais do campo e consolidar, espaços de debate e diálogo sobre os direitos dos povos indígenas, quilombolas e dos pequenos agricultores no Rio Grande do Sul.
O encontro também conta com a parceria da Escola Superior de Teologia Franciscana – ESTEF.  

Programação:
8h – Credenciamento
8h30 - Abertura – realizada pelo povo indígena 
9h – Roda de Conversa
Mediadores: Comissão Pastoral da Terra e CIMI Sul
“A posição da Igreja quanto a Reforma Agraria a partir do Doc. 101 CNBB” – Wilson Dalagnol
“A presença feminina na construção da reforma agraria” – Movimento de Mulheres Camponesas
“Os desafios para o diálogo com os segmentos afetados pelas demarcações de terras indígenas e quilombolas” – Sergio Görgen
“Celebrar os frutos da Reforma Agraria” - Antonio  Prestes Braga, Agroecologo – MST
“O direito à Reforma Agraria” – Jacques Affonsin
“As Comunidades Indígenas e Quilombolas na luta pela Reforma Agraria.” CIMI
12h – intervalo para almoço
13h30 – Compromissos diante dessa realidade e partilha de propostas
17h encerramento – realizado pelo povo quilombola

INCRIÇÕES: cptdors@gmail.com ou cptrs@portweb.com.br
LOCAL: ESTEF - Rua Tomás Edson, 212 - Partenon, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
INFORMAÇÕES:  www.cptdors.blogspot.com.br