segunda-feira, 30 de junho de 2014

Celebração do Dia da Agricultora e do Agricultor

Publicamos a íntegra da Celebração do Dia da Agricultora e do Agricultor Familiar - 25 de Julho de 2014 - elaborado pela CPT/RS, que todos os anos oferece aos grupos de pastoral e comunidades um subsídio completo para a reflexão e celebração desta data. Na sequência o blog da CPT/RS também disponibiliza os demais textos do subsídio especial do 25 de Julho.

Celebrar a Agricultura Familiar
(Símbolos: Terra, Água, Sementes Crioulas, Alimentos, Pão, Cruz, Ferramentas)
ACOLHIDA:
Irmãos e Irmãs sejam todos/as bem vindos e bem vindas nesta celebração. Vamos trazer presente, neste 25 de julho, a vida e a luta, do povo da roça. Sabemos que ser agricultor/a é enfrentar no dia a dia as dificuldades, as decepções da não valorização da classe roceira que produz alimentos. Ser agricultor(a) é também festejar as conquistas, as alegrias, as colheitas na firme convicção da plena realização pessoal e comunitária do dever cumprido de estar contribuindo com a erradicação da fome e da miséria.
Louvemos a Deus pelas conquistas conseguidas através das organizações. Nos penitenciamos pela falta de solidariedade e nos reanimamos para prosseguir na luta em busca de mais vida.
Estimado agricultor e agricultora é de suas mãos calejadas, que sai o alimento que sacia a fome das multidões. Oferecemos nossas mãos, como gesto de amor e gratidão e pedimos ao Deus da vida a proteção em nossa caminhada de peregrinos neste mundo. Vamos celebrar:
• As vitórias que os agricultores e as agricultoras conquistaram com sua luta;
• A resistência dos agricultores e das agricultoras, que a cada ano renovam sua esperança e seu compromisso de cuidar da mãe terra e da irmã água;
• As pessoas e entidades que apoiam e ajudam a classe trabalhadora, garantindo assim a permanência na terra.
(canto)
SINAL DA CRUZ:
(Utilizar um pote de terra e água, fazer um pouco de barro e traçar o sinal da cruz na testa uns dos outros e refletir que viemos da terra e a terra voltaremos).
PEDIDOS DE PERDÃO:
É o momento de refletirmos a nossas ações, nossos pecados...
1. Pelas vezes que desrespeitamos a Mãe Terra, envenenando-a, devastando-a, tornando-a improdutiva, Senhor tende piedade de nós.
2. Pelas vezes que desrespeitamos a mulher e o homem da roça, não dando a eles o devido valor. Cristo tende piedade de nós.
3. Pelas vezes que nós nos omitimos e aceitamos o pacote da morte (agrotóxicos, sementes transgênicas), bem como, pelas vezes, que nos desunimos ao invés de estarmos unidos, lutando por uma única causa. Senhor tende piedade de nós.
ORAÇÃO DE PERDÃO:
Concede-nos teu perdão Senhor Deus, continue nos inspirando no trabalho da roça e nos dê coragem para reagir a essas dificuldades. Ajuda-nos a ver a realidade à luz do teu projeto de dignidade para cada filho e filha, num mundo aonde não há oprimidos nem opressores.
MOMENTO DE LOUVOR:
Com.: Vamos agradecer a Deus pela nossa história, onde tantos homens e mulheres deram sua vida para organizar as comunidades e o lugar onde vivemos.
Vamos rezar o salmo 104 e após cada estrofe cantemos: Eu louvarei, eu louvarei, eu louvarei o meu Senhor.
1. Louvemos pela vida dos agricultores e agricultoras para que continuem firmes na missão de produzir alimentos e de cuidar da terra, para que sejam cada vez mais fortes e organizados.
2. Louvemos pelos Movimentos Sociais Populares e Pastorais Sociais que organizados, lutam pelos direitos dos jovens da roça e todos os agricultores e agricultoras camponeses.
3. Louvemos pela Agroecologia e pela Reforma Agrária que são sinais fortes de esperança e dignidade ao povo da roça. Louvamos pela resistência e a vida em comunidade bem como pelo meio ambiente e os alimentos saudáveis.
Oração da 37ª Romaria da Terra
Senhor Deus da Vida, vós que criastes o firmamento, a água, a terra e tudo o que nela existe; Vós que criastes o homem e a mulher para cuidarem do jardim e da vida, inspirai-nos e ensinai-nos a cultivar uma vida saudável. Vós que viveis na perfeita comunidade de amor, orientai nossas mentes, nossos corações e nossas famílias para o trabalho cooperativo, a fim de que a produção de alimentos seja frutos da união de esforços e de políticas públicas favoráveis. Fazei que todas as pessoas cuidem da terra e de todos os bens da natureza, saibam respeitar a terra na sua condição de produção saudável; Pela intercessão da Sagrada Família de Nazaré, inspirai quem cultiva a terra e, conduza a todos nos caminho do desenvolvimento sustentável e da justa distribuição dos bens da criação.
Palavra de Deus: (Mt. 13, 36-43)
Com.: No Evangelho de Mateus, Jesus nos ensina a diferença entre o joio e o trigo. Vamos ouvir atentamente a leitura para refletirmos sobre a realidade. Quem é o joio e quem é o trigo na nossa sociedade?
(Canto)
PARTILHA DA PALAVRA: OFERTÓRIO: (pão, vinho ou suco de uva).
Com.: Apresentamos aos irmãos e às irmãs os frutos da terra, produzidos com nossa resistência e trabalho que revelam nossa dignidade de pessoas e oferecemos a Deus nossas vidas. (canto)
PAI-NOSSO:
BENÇÃO DOS ALIMENTOS E PARTILHA:
Ó Deus, nosso único Pai e Senhor, Jesus nos ensinou que vós sois agricultor. Ao celebrarmos o nosso dia, pedimos vossa benção de Vida. Olhai com bondade para as dificuldades e para as lutas de todos os agricultores e agricultoras de nossa Região e do Brasil. Dai-nos muita coragem, esperança e perseverança na luta, para conseguirmos terra para trabalhar, melhores preços dos produtos e vida digna para nossa classe. Pedimos-vos isto por Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão libertador. 
(Canto)
GESTO CONCRETO DE SOLIDARIEDADE:
Sugerimos que em cada celebração na comunidade e paróquia seja feita uma coleta do Agricultor e Agricultora e que os recursos arrecadados sejam para ajudar um grupo de agricultores, mulheres ou jovens da roça na organização da produção ecológica, seja apoiando na produção de sementes crioulas ou na organização de uma feira ecológica.
BENÇÃO DAS SEMENTES CRIOULAS E DA ÁGUA:
Senhor, nós reconhecemos a vossa presença nas maravilhas da criação. Reconhecemos o valor da terra, da água e das sementes como dom e direito de todas as pessoas. Nós vos louvamos e vos agradecemos pelo alimento que temos e pela água que bebemos. Que eles nos sustentem na caminhada e na luta, a fim de que todos tenham em suas mesas o alimento de cada dia. Ó Deus abençoe esta água, as sementes, os agricultores e as agricultoras, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 
(Canto)
BENÇÃO FINAL:
O Senhor Deus nos abençoe e proteja, esteja em nossa frente para guiar, ao nosso lado para proteger, atrás para resguardar e acima para nos abençoar. Que Ele nos dê força para seguirmos na luta pela vida. Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém, Axé, assim seja.

Clique AQUI para acessar o Subsídio da CPT/RS sobre o Dia da Agricultora e do Agricultor

Nenhum comentário:

Postar um comentário