segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Encontro de Sementes Crioulas movimenta Cruzeiro do Sul

Por CPT Diocesana*
O 13º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas movimentou o município de Cruzeiro do Sul e região nos dias 21 e 22 de agosto. O encontro que é promovido pela Comissão Pastoral da Terra, aconteceu em dois dias, sendo que o primeiro dia foi realizado atividades com estudantes das escolas municipais e estaduais de Cruzeiro do Sul reunindo mais de 830 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a diversidade de sementes crioulas e produtos produzidos por grupos de agricultores e índios de nossa Diocese. Além de aprenderem mais sobre meio ambiente e agroecologia.
O dia 22 de agosto foi o dia dos agricultores e agricultoras participarem do encontro que teve mais de 400 agricultores presentes, com destaque para a participação dos jovens. Vários grupos de várias regiões de nossa Diocese e de outras regiões do estado prestigiaram o evento, como foi o caso de um grupo de agricultores que veio da região do Médio Alto Uruguai, região norte do nosso estado, além de destacar que todos os jovens que estão cursando a Escola de Jovens Rurais participaram deste dia que foi o primeiro dia da 2ªEtapa de formação, em relação aos jovens destacamos também a presença do grupo de jovens da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul.
As Sementes Crioulas são Patrimônio dos Povos e devem estar nas mãos e a serviço destes povos, foi esta a síntese da assessoria da manhã, por Oldi Jantsch e professor José Schmitz. Destacamos ainda que o momento de espiritualidade e a encenação feita pelos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio São Miguel de Linha Sítio foi marcante, pois apontou vários motivos por que nosso mundo está tão destruído, como é o caso do egoísmo, individualismo etc. Na hora do almoço nosso bispo diocesano Dom Canísio Klaus abençoou as sementes crioulas, as bancas, todos os participantes e os alimentos.
Uma boa e animada música deu continuidade aos trabalhos na parte da tarde. Lícinio na gaita, Paulo com sua voz e Brietzke no bandonión animaram bastante e em seguida o cacique Kaingang Francisco tocou gaita e cantou músicas na língua tradicional do seu povo. Após houve relatos de experiências de agroecologia e sementes crioulas por grupos e participantes.
O encontro encerrou com a partilha das sementes crioulas trazidas pelos participantes, mesa esta recheada de biodiversidade, mas os participantes também puderam comprar sementes trazidas pelos grupos.
O 14ºEncontro Diocesano de Sementes Crioulas de 2014 será em Santa Cruz do Sul, com data e local a ser definido e o 15ºEncontro Diocesano de Sementes Crioulas em Progresso em 2015.

Comissão  Pastoral da Terra - CPT - Diocese de Santa Cruz do Sul