quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

EJR convida jovens para a turma 2013

Turma EJR-2011

 Inscrições para Escola de Jovens Rurais (EJR) vão até 30 de abril

A Escola de Jovens Rurais-EJR é um projeto de formação de nossa Diocese destinado à juventude da roça. Tem abrangência regional, basicamente envolvendo os vales dos rios, Pardo e Taquari e é coordenado pela Comissão Pastoral da Terra Diocesana.
Lembramos que a Escola de Jovens Rurais é um curso de formação de lideranças jovens do meio rural, moças e rapazes com faixa etária entre 16 e 24 anos (se houver jovens mais velhos também serão aceitos). A formação acontece em etapas e trabalha os seguintes temas: Como ser um líder. Aprofundamento em temas ambientais e sociais. Produção ecológica. Associativismo e cooperativismo. Importância dos talentos de cada jovem e o trabalho em grupo. Desenvolvimento de oficinas práticas. Alimentação saudável e saúde. Mística e espiritualidade.
É com grande alegria que a coordenação da EJR abre as inscrições para jovens rurais das paróquias de nossa diocese. Os meses de março e abril são destinados a convidar e preparar os jovens que querem participar.
Critérios aos interessados (as):
*Ser jovem da roça e estar interessado em agricultura.
*Estar disposto(a) ao trabalho coletivo.
*Comprometer-se com os trabalhos e o estudo proposto pelo curso.
*Participar de todas as etapas de formação.
*Contribuir com as despesas do curso com dinheiro e alimentos produzidos na propriedade da família.
*Ao redor de cada jovem deve se formar uma equipe de apoio local, lideranças para dar força para o jovem antes, durante e depois da conclusão do curso. Esta equipe também poderá ajudar os jovens na busca de apoios para ajudar nos custos da escola.
Atenção!
Aceitamos as inscrições dos jovens até 30/04/2013. Salientamos que conforme os jovens inscritos das regiões da Diocese a coordenação vai fazer uma reunião preparatória com estes jovens antes da 1ªEtapa.
A 1ª Etapa vai acontecer dias 17 a 19/05/2013 em Rio Pardo no endereço abaixo descrito. As datas das próximas etapas serão combinadas com os jovens durante a 1ªEtapa a fim de não coincidir com as datas da escola normal.
Tenda da EJR na Romaria da Terra
Para preencher a ficha de inscrição e obter maiores informações entre em contato com a coordenação da Escola.
Escola de Jovens Rurais-EJR
Avenida dos Amaraes, 1815 - Bairro Boa Vista
CEP: 96640-000 - Rio Pardo/RS
Fone: 0(51)91466134
E-mail: penaterra@ibest.com.br
Falar com Oldi Helena Jantsch ou Maurício Queiroz - CPT da Diocese de Santa Cruz do Sul.
Texto elaborado pela coordenação da EJR

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MST concorre a prêmio que reconhece ações solidárias no mundo


Da Página do MST (www.mst.org.br)
O MST participa, em parceria com o Instituto Cultivar, da premiação What in The World Are You Doing? (O que você está fazendo no mundo?), organizada pelo Instituto Fetzer e destinada a organizações que exerçam um trabalho social que promova “o amor e o perdão”.
As diversas instituições cadastradas participam de uma votação aberta ao público. Para votar, basta criar uma conta neste link (http://tellusworld.org/user) e, após feito o cadastro, entrar na página do Movimento (http://tellusworld.org/entry/instituto-cultivar-instituto-nacional-para-o-desenvolvimento-social-e-cultural-do-campo) e clicar no botão vermelho “Love It!”. O período de votação será de 14 a 28 de fevereiro de 2013.
Na descrição do trabalho do MST na página da premiação, lê-se sobre a importância do Movimento nos seus 29 anos de existência: “desde 1984, o MST organiza trabalhadores Sem Terra, na busca de uma sociedade justa e igualitária, lutando por uma Reforma Agrária e pelo reconhecimento dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. O movimento resgata famílias em situação de alta vulnerabilidade e as insere em um novo contexto de vida em comunidade, baseado nos valores da solidariedade, partilham, amor e perdão, fundamental para unir os trabalhadores e encarar os desafios por um mundo melhor”.
O Instituto Fetzer foi fundado por John Earl Fetzer (1901-1991). Fetzer acreditava que para resolver os problemas do mundo também era preciso procurar as raízes psicológicas e espirituais por trás desses problemas.
A criação do instituto se dá para ajudar a fomentar iniciativas no mundo que pudessem compreender o poder transformador que sentimentos como amor, perdão e solidariedade podem em uma sociedade individualizada e egoísta como a que vivemos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CARTA DA 36ª ROMARIA DA TERRA


Tema: TERRA, VIDA E CIDADANIA
Lema: Terra e Cidadania, princípios do Bem Viver

Foto: Dep. Marcon (romeiros abençoam e buscam a bênção de Irmão Cechin)
CARTA DA 36ª ROMARIA DA TERRA
Em cada Romaria da Terra, sempre tem uma palavra de acolhida, com muitas ideias e temas para debater antes, durante e depois. E no final da Romaria também sempre vai uma palavra companheira para acompanhar o povo romeiro e lembrar que é preciso continuar a caminhada de fé e esperanças, de sonhos e de lutas em favor da vida.
E aqui vai uma palavra inspiradora, a Carta da 36ª Romaria da Terra, que romeiros e romeiras, como Povo de Deus, levam para suas Comunidades. Nessa Carta vai o afeto, a ternura, a graça e a paz de Jesus Cristo que vivenciamos nesta Romaria, uma experiência de fé que nos anima a continuar testemunhando o bem viver, defendendo a Terra, a Vida e a Cidadania.
Estamos em Bento Gonçalves, Serra Gaúcha, terra prometida de muitos migrantes, aqui nos reunimos partilhando o pão e o vinho e celebramos nossa caminhada, reafirmando os princípios do bem viver e nossas convicções na construção de uma sociedade justa, solidária e sustentável.
A TERRA é sagrada, lugar de convivência, onde acontecem as relações de vida, trabalho e cidadania entre pessoas e a natureza. Denunciamos a sua concentração, o agronegócio, a violência no campo, o trabalho escravo, o envenenamento da terra, da água e das pessoas, a destruição da biodiversidade, o monopólio das sementes e da tecnologia e a falta de políticas públicas adequadas para a agricultura familiar e camponesa. Por isso, reafirmamos nosso compromisso de lutar pela partilha da terra e pela reforma agrária, transformando a terra num meio de produção agroecológico, onde as boas práticas agrícolas e de consumo sejam assumidas e respeitadas e, um dia, verdadeiramente livre dos venenos e da ambição do latifúndio e do agronegócio.
A VIDA é o grande milagre do nosso Deus Criador, Libertador e Doador dos Dons de justiça, paz e sustentabilidade. Por isso, denunciamos a degradação da vida, o individualismo, o envenenamento e a destruição dos recursos naturais. Assumimos o desafio de promover,preservar, defender, cuidar e celebrar a vida em todas as suas formas e possibilidades, viver e deixar viver.
A CIDADANIA é um desafio constante, uma construção da vida toda que nunca esta completa, sempre carregada de beleza e de compromissos com as causas da libertação e da liberdade, da dignidade, da justiça e do bem comum. Denunciamos os meios que não geram cidadania plena como: as opressões, os monopólios econômicos e políticos, a politicagem, as injustiças, a negação dos direitos e da liberdade. Assumimos a promoção da cidadania permanente, solidária, ativa, autora e transformadora gerada a partir da cooperação, da solidariedade, da terra, do cuidado e da participação plena e efetiva de todas as pessoas nos processos decisórios da vida em sociedade.
Saímos dessa 36ª Romaria da Terra, com o desejo mais forte de viver o exemplo do jovem Jesus de Nazaré, nosso Deus que se fez cidadão do mundo. E, hoje, com sua Palavra, nos desafia e nos fortalece para o resgate da cidadania do bem viver, onde a Vida na Terra seja plena de justiça e paz.

Bento Gonçalves, 12 de fevereiro de 2013.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

36ª Romaria da Terra reúne cerca de 12 mil em Bento Gonçalves

Foto de Frei João Carlos Romanini

Aproximadamente 12 mil pessoas participaram da 36ª Romaria da Terra em Bento Gonçalves nesta terça-feira de carnaval, na sede da ABCTG (Associação Bentogonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha). Organizada pela diocese de Caxias do Sul, paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, CNBB Sul 3 e Comissão Pastoral da Terra (CPT/RS), a romaria teve como tema “Terra, vida e cidadania” e o lema “Terra e cidadania: princípios do bem querer”. 
Os romeiros e romeiras foram recepcionados por muita animação e durante a romeira receberam pães, uvas, ameixas e outras frutas, simbolizando a produção de alimentos saudáveis, sem venenos. Além da tradicional presença do ex-governador Olívio Dutra, a Romaria também contou com a participação do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que ouviu dos romeiros o pedido de mais atenção à agricultura familiar.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Programação da 36ª Romaria da Terra


Tema: TERRA, VIDA E CIDADANIA
Lema: Terra e Cidadania, princípios do  Bem Viver
12 DE FEVEREIRO DE 2013 - BENTO GONÇALVES - RS
7h30min - Acolhida na comunidade do Barracão (Bento Gonçalves)
8h - Início da animação
8h30min -  Caminhada Celebrativa até o Parque da ABCTG
10h30min - Celebração Eucarística
12h - Almoço
13h - Tribuna Popular e Apresentações Artísticas
15h30min - Bênção do Envio
16h - Encerramento