domingo, 2 de setembro de 2012

Agroecologia é Tema de Tarde de Campo

Agricultores e agricultoras de Cruzeiro do Sul participaram no dia 28 de agosto de Tarde de Campo sobre Agroecologia na propriedade do agricultor Selvino da Costa em Passo do Corvo, interior do município de Arroio do Meio, com o tema “Construindo a Agroecologia no Vale do Taquari”. A iniciativa dos agricultores de Cruzeiro em participar se deve ao Encontro de Sementes Crioulas organizado em Cruzeiro do Sul pela Comissão Pastoral da Terra-CPT Diocesana e o Sindicato de Trabalhadores Rurais no dia 06 de agosto.
A tarde de campo foi iniciativa foi da Articulação da Agroecologia do Vale do Taquari-AAVT e da EMATER de Arroio do Meio. A CPT e o STR fazem parte da AAVT
Os cerca de 150 participantes de vários municípios da região circularam em 4 oficinas temáticas, a saber: 1ª Estação – Manejo Ecológico do Solo. Onde o agricultor Selvino teve a oportunidade de explicar o processo de recuperação do solo e da implantação do pomar de pêssegos em sua propriedade, o Agrônomo Lauderson Holz abordou a importância do Manejo Ecológico do Solo. 2ªEstação – Princípios Agroecológicos. O Agrônomo da EMATER Regional, Derli Bonini, falou do controle biológico de “pragas e insetos”que é a base para qualquer sistema Agroecológico. Falou ainda de técnicas de controle de doenças e insetos com produtos naturais promovendo o equilíbrio biológico. 3ªEstação – Políticas Públicas de Incentivo – Conduzida pelos Agrônomos Lauro Bernardi e Paulo Konrath da EMATER Regional. Tipos de créditos disponíveis, critérios e condições de acesso. 4ªEstação – Feira Livre e Mercado para os produtos ecológicos – As agricultoras do grupo Ecológico de Forqueta, Arroio do Meio, falaram da experiência de produção ecológica que o grupo desenvolve há mais de 10 anos. As famílias produzem hortaliças ecológicas diversas e colocam em alguns mercados e especialmente na Feira Ecológica que ocorre todo sábado pela manhã. Mauro Stein falou do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, que é um programa muito bom para comprar diretamente alimentos produzidos por famílias e grupos de agricultores e agricultoras.
Apesar do dia nublado e chuvoso a Tarde de Campo foi muito proveitosa pelos agricultores em geral especialmente os agricultores e agricultoras de Cruzeiro do Sul, que voltaram mais convictos da importância de incentivar a Agroecologia em Cruzeiro do Sul e também do apoio a feira que acontece todos os sábados pela manhã em Cruzeiro do Sul. Participe da Feira de Cruzeiro do Sul. Compre dos agricultores e agricultoras que se dedicam para levar para a feira verduras e pães fresquinhos e de qualidade!
A Pastoral da Terra que atua em nível de Diocese irá realizar o 13ºEncontro Diocesano de Sementes Crioulas em Cruzeiro do Sul em 2013, este encontro será fundamental para fortalecer iniciativas como a Feira de Cruzeiro e a valorização dos agricultores e agricultoras que trabalham com sementes crioulas e os interessados em ter novamente as sementes. O Encontro Diocesano de Sementes Crioulas será para difundir e aprofundar a agroecologia no município e região.
A tarde de campo foi encerrada com degustação de alimentos ecológicos.
Por Comissão Pastoral da Terra Diocese de Santa Cruz do Sul.
Foto: Jornal Pé na Terra (agricultores de Cruzeiro do Sul com o Grupo de Agricultores Ecologistas de Forqueta, Arroio do Meio).