quarta-feira, 22 de agosto de 2012

EJR envia jovem para Intercâmbio na Alemanha


Dia 19 de agosto na festa da Comunidade São Vendelino de Forqueta, Arroio do Meio, foi feito bênção de envio de Cândida Taís Maders que irá representar nossa Diocese em um intercâmbio na Alemanha. Cândida é uma jovem da roça que participou da EJR e é uma ecologista e foi indicada pela coordenação da Escola de Jovens Rurais para ir pra Alemanha. Cândida recebeu a bênção do Pe. Paulo e a força de toda a comunidade.
Depois de 10 anos de Intercâmbio entre as Dioceses de Santa Cruz do Sul e Rottenburg/Stuttgart da Alemanha será a primeira vez que jovens do Brasil, Argentina e México vão para a Alemanha participar deste Intercâmbio. A EJR desde o início recebe jovens alemães deste projeto de Intercâmbio onde os jovens realizam um trabalho voluntário em projetos sociais. 
Junto com a Cândida no dia 2 de setembro irão também Yasmin Amaral Zacca de Porto Alegre, 2 jovens argentinos e 2 mexicanos, permanecendo na Alemanha por 1 ano.
Além da nossa Diocese está envolvida as Dioceses de Cachoeira do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre.
Fonte: CPT Diocese de Santa Cruz

As crianças e as sementes crioulas


Dia 14 de agosto a professora Grasiela Jantsch dos Santos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelino Lopes da Silva de Cruzeiro do Sul reuniu seu grupo de alunos para fazer uma prática com sementes crioulas. A coordenadora Diocesana da Comissão Pastoral da Terra, Oldi Helena Jantsch, falou para as crianças sobre a importância das sementes crioulas e do meio ambiente, fez brincadeiras e distribuiu sementes de feijão olho-de-cabra para as crianças levarem para suas casas e plantarem com seus pais. Um lindo feijão que pode ser para fazer artesanato e também para alimentação, pois, é muito nutritivo.
Também conversou com professores sobre o 13ºEncontro Diocesano de Sementes Crioulas que irá acontecer em Cruzeiro do Sul em 2013 e da importância da participação dos jovens e professores. Encontro que irá abordar muito forte a questão ambiental e as alternativas.

Os jovens da EJR e a festa de Nossa Senhora de Czestochowa


No dia 15 de agosto na festa de Nossa Senhora Czestochowa em Dom Feliciano, os jovens da EJR organizaram uma Banca com sementes crioulas e produtos produzidos em suas propriedades. Na missa os jovens levaram uma cesta com produtos por eles produzidos e na banca distribuíram e trocaram sementes com os participantes da festa. 
Este dia serviu para fortalecer ainda mais o trabalho da EJR e da CPT na região e para planejar as próximas ações a serem realizadas na região entre elas, o 22ºSeminário Estadual de Alternativas a Cultura do Fumo que irá acontecer dias 22 e 23 de novembro. Em Dom Feliciano tem um grupo de jovens que participam da Escola de Jovens Rurais que são muito especiais, por que assumiram com muita alegria a agroecologia e as sementes crioulas.
A preservação das sementes é garantia de alimentos de qualidade e saudáveis. Viva a agroecologia. 
Fonte: CPT Diocese de Santa Cruz

Encontro de Sementes Crioulas em Cruzeiro do Sul


Pastoral da Terra realizou Encontro de Sementes Crioulas em Cruzeiro do Sul no dia 06 de agosto de 2012. Com apoio do Sindicato de Trabalhadores Rurais e da Paróquia São Gabriel Arcanjo o encontro reuniu cerca de 30 pessoas. Foi o objetivo do encontro reunir especialmente os agricultores e agricultoras que se dedicam ao trabalho com as sementes crioulas, por isso um grupo mais reduzido e para os organizadores uma prévia do 13º Encontro Diocesano de Sementes Crioulas que será realizado em Cruzeiro do Sul em 2013 que será discutido e preparado conjuntamente com este grupo tão especial de agricultores e agricultoras.
Além de partilha de sementes e de experiências, música o grupo assistiu e debateu o filme “O veneno está na mesa”que trás presente a problemática dos agrotóxicos.  Foi encaminhado realizar outro encontro no dia 18 de outubro e também que o grupo vai participar da tarde de campo sobre agroecologia realizada pela Articulação da Agroecologia do Vale do Taquari-AAVT no dia 28 de agosto em Arroio do Meio.
Fonte: CPT Diocese de Santa Cruz

CPT - RS realiza etapa de formação em Rio Pardo


Aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de agosto em Rio Pardo, na Casa Jesus Maria José, a 2ªEtapa do Curso de Novos Agentes da Comissão Pastoral da Terra do RS. Ao todo estiveram presentes 28 pessoas de várias regiões do estado. A equipe da CPT Diocesana marcou presença com 9 participantes. O tema foi “Estudo do Campesinato”e teve assessoria do Professor Cesar Goes que é sociólogo e da Antropóloga Tanussa Simas, que fez o estudo antropológico do Quilombo da Quadra de Encruzilhada do Sul.
Um dos dias dedicou-se a estudar as Comunidades Quilombolas, seus costumes, tradições, organização e luta. Além de aprofundar todos os passos e o processo para o reconhecimento de território quilombola. Adair David e Tiago David, lideranças do Quilombo Rincão dos Negros de Rio Pardo e participantes da CPT levaram todo o grupo no dia 7 para visitar o Quilombo, certamente um dos pontos mais altos do encontro.
Em nossa Diocese existe 3 Quilombos reconhecidos pelo INCRA, são eles: São Roque de Arroio do Meio, Rincão dos Negros de Rio Pardo e Quilombo da Quadra de Encruzilhada do Sul.
Fonte: CPT Diocese de Santa Cruz