segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Diocese de Caxias do Sul acolhe a 36ª Romaria da Terra



por Dom Alessandro  Ruffinoni 
e Padre Izidoro Bigolin
A Diocese de Caxias do Sul acolhe, em Bento Gonçalves, a 36ª Romaria  da Terra. Este evento é compromisso de todas as dioceses do Rio Grande do Sul, compromisso permanente da CNBB Sul 3 e será realizado no dia 12 de fevereiro de 2013, na comunidade de  Bom Pastor - no parque municipal da ABCTG – Associação Bento Gonçalvense dos Centros de Tradições Gaúchas.
A história da região Nordeste do Estado está intimamente ligada à história da colonização feita por imigrantes, vindos da Europa, destacando-se os de origem italiana, alemã e polonesa. Estes fizeram a “grande romaria” ou “peregrinação” na busca de mais vida e dignidade. Aqui chegaram alimentados pela esperança de ter terra, trabalho e condições dignas para um bem viver. Carregaram na bagagem os valores recebidos da pátria-mãe: a fé, expressões da religiosidade popular  de modo especial manifestadas na devoção à Nossa Senhora e aos santos  e, ainda, os valores indispensáveis da família e da comunidade-Igreja.
A porta de entrada para a região de Bento Gonçalves foi o “casarão”, denominado de “barracão”. Hoje, este nome denomina o bairro Barracão. Os imigrantes ali chegavam e permaneciam reunidos até receberem suas terras – pequenas propriedades – ao longo das famosas e ainda existentes “linhas” ou “travessões” rurais. O desafio era construir um lugar para morar, plantar e colher; primeiro para sobreviver e depois, através da comercialização, ter melhores condições de vida. Aos poucos foram surgindo pequenos núcleos com nomes próprios para a identificação. O primeiro nome para a região foi “Cruzinha” e, aos poucos, foram construindo pequenas igrejas, cemitérios, salões comunitários. A este conjunto foi dado o nome de Capelas, verdadeiros centros de oração, lazer e solidariedade.
A forma como foi feita a colonização em pequenas propriedades rurais foi uma verdadeira reforma agrária. O trabalho familiar nas pequenas propriedades gerou desenvolvimento humano, social e econômico. A prova está no número de cidades que existem em toda a região Nordeste do Estado.
Ao longo dos anos, percebeu-se que era preciso garantir uma melhor organização e ter instrumentos próprios na luta pelos direitos. Há mais de 80 anos surgiram cooperativas e há mais de 50 anos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs), com a  iniciativa e apoio da  Igreja.
Hoje, a realidade dos  agricultores exige um desenvolvimento sustentável que apresenta como desafios: a participação cidadã da família agricultora, a garantia da segurança alimentar  e nutricional, a valorização da agricultura familiar, o controle e informações dos avanços tecnológicos, a permanência do jovem na roça  e resgate da auto estima da família agricultora. Cumpre destacar que os migrantes estão nas cidades e também nas áreas rurais. O fenômeno da migração traz uma nova configuração à pequena propriedade, à família e à própria comunidade.
É a partir desta história, caminhada e desafios que a Diocese de Caxias do Sul acolhe, em Bento Gonçalves, a 36ª Romaria da Terra. O tema da Romaria é: “Terra, Vida e Cidadania” e o lema: “Terra e Cidadania: princípios do bem viver”. 

Bem vindos à 36ª Romaria da Terra. A Diocese de Caxias do Sul, juntamente com a CPT-RS, acolhem a todos, com alegria e ternura, em comunhão com a Igreja do Rio Grande do Sul.

Dom Alessandro Ruffinoni é Bispo Diocesano de Caxias do Sul
Padre Izidoro Bigolin é Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves e Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário