quarta-feira, 16 de abril de 2014

Comissão Pastoral da Terra - RS discute a “Ocupação dos Territórios”

A Comissão Pastoral da Terra – CPT/ RS, em parceria com a Escola de Jovens Ruarais (EJR), da Diocese de Santa Cruz do Sul, promove nos dias 08 e 09 de maio, encontro de formação para agentes de pastoral sobre o tema: Ocupação dos Territórios, com o objetivo de compreender como se deu a ocupação das terras no Rio Grande do Sul. 
O encontro terá como assessores Dr. Jaques Alfonsin e Frei Sergio Görgen que debaterão e refletirão com os participantes, além da estrutura fundiária, a origem de desigualdades regionais no Estado, decorrentes da ocupação territorial e sociocultural, por conseguinte nas atividades econômicas nela estabelecidas. As populações envolvidas no processo de colonização e povoamento. A origem das pequenas propriedades rurais e as propriedades de grandes extensões territoriais. Além do processo de desigualdade econômica (e social) no Rio Grande do Sul, no qual a estrutura fundiária é tida como o elemento fundamental dessa diferença. 
Dirigido à agentes de pastoral, lideranças comunitárias, sindicais e de movimentos, o encontro acontecerá na Casa Jesus Maria Jose em Rio Pardo/RS. 
As atividades iniciam na manhã do dia 08 e finalizam no dia 09 à tarde.
É necessário confirmar a presença com a CPT-RS até a data de 05 de maio, através do envio de e-mail para: ctprs@portoweb.com.br ou pelo fone (51) 3344 4415  

OBS.: Os participantes precisam levar, além do material de anotação, lençóis, travesseiro e toalha de banho. Também são convidados a levarem sementes crioulas para o momento de mística. 

Endereço da Casa Jesus Maria José: 
Avenida dos Amarais, 1815 
Bairro: Boa Vista 
Cx. P.: 48 - 96.640-000
Rio Pardo/RS - Brasil